terça-feira, 14 de outubro de 2014

Aprenda com suas falhas


Trago hoje o resgate do belíssimo "Brilho Eterno de uma mente sem lembranças", filme de 2004 estrelado por Jim Carrey e Kate Winslet, Direção de Michel Gondry e roteiro de Charlie Kaufman. O filme nos apresenta a história do casal Joel e Clementine, que estão passando por várias crises no
relacionamento e não veem outra opção a não ser o rompimento. Porém não é suficiente, os dois continuam a sofrer por lembrarem um do outro, devido a isso Clementine adere ao método de apagar lembranças para esquecer Joel de vez. Frustrado com a decisão de sua amada, Joel se percebe cada vez mais depressivo e resolve apagá-la de suas memórias também, porém muda de ideia no meio do processo, desenrolando toda a trama do filme em sua relutância.
Pois bem, a ideia que mais me marcou nesse filme foi a de que não devemos tentar "apagar" as coisas ruins ou que não deram certo da nossa vida, pois elas fazem parte de quem nós somos. No filme percebemos Joel como uma pessoa vazia, como se estivesse faltando uma parte de si, tal parte foi levada por Clementine. É assim que funciona nas relações interpessoais, parte de nossa personalidade é composta da relação que desenvolvemos com as pessoas, retirar essa parte ceifaria alguns aspectos intrínsecos ao indivíduo. Ficaríamos vazios, pois nossas experiências, por pior que sejam, sempre nos ajudam a crescer de alguma forma.
Acontece que todos já tivemos dias, e principalmente noites, ruins em nossas vidas. Sabe aquela balada em que deu tudo errado? Você não teve coragem pra abordar aquela gata, ou foi muito sem jeito e só estragou tudo a noite toda? Eu me identifico muita com essa situação, até me vejo dizendo "Essa é uma noite para se esquecer". Hoje tenho a consciência que esse pensamento é muito nocivo para a evolução como um todo, não se deve esquecer os erros cometidos mas sim aprender com eles, aceitá-los, reconhecer que ainda está em evolução e que tropeços sempre podem ocorrer, porém o importante é parar e refletir sobre eles, procurar uma forma de tratar o problema para que o mesmo não se repita mais.
Sei que falar é muito mais fácil que colocar em prática, se desapegar de resultados, continuar inabalável, não se empolgar demais com bons resultados como também não achar que um dia ruim de jogo é o fim do mundo, você não é melhor melhor jogador quando ganha nem o pior quando perde, apenas busque a evolução um dia após o outro.
Enfim, filme mais que recomendado, espero que gostem!
Fica a reflexão: Aceitar e aprender com os erros e diferenças sempre é melhor que tentar esquecê-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário